A Oktoberfest

A Oktoberfest

A Oktoberfest, como não amar este evento?

Tudo teve início em 12 de outubro de 1810 quando o Rei Ludwig I da Baviera se casou com a Princesa Tereza e todos os cidadãos de Munique foram convidados para a festividade que ocorreu num campo próximo do centro da cidade. Este local, batizado de Theresienwiese (prado de Tereza), ainda hoje é o local onde ocorre a Oktoberfest de Munique.

Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen e o Rei Ludwig I da Baviera

Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen e o Rei Ludwig I da Baviera

 

Os primeiros anos de comemoração da festa foram bem diferentes do que estamos acostumados hoje em dia. Muitas festividades foram agregadas as comemorações iniciais, como desfiles e feiras agrícolas. Restaurantes e cervejarias só entraram para as festividades em 1887.

Desde 1872 a Oktoberfest começa no primeiro sábado após o dia 16 de setembro e termina no primeiro domingo de outubro, não tendo uma data certa de início e fim, mas geralmente durando entre 16 a 18 dias. Daí que vem o nome (em alemão “Oktober” significa outubro e “Fest” significa festival ou festa, Festa de Outubro).

Alguém pode se perguntar: mas porque se comemora em setembro a “Festa de Outubro”? Um dos principais motivos é para aproveitar o clima mais ameno de setembro, antes da temporada das chuvas que comumente chegam em outubro.

Outra característica marcante da festa são as indumentárias tipicas, a Lederhose (masculina) e o Dirndil (feminina). Apesar de ficar mundialmente conhecido como o “Traje alemão”, eles só são comuns na Baviera (região de Munique) e não são usados em toda Alemanha.

Familia com o tradicional traje bávaro. Lederhose para os homens e o Dirndil para as mulheres

Familia com o tradicional traje bávaro. Lederhose para os homens e o Dirndil para as mulheres

E as cervejas?

Na festa só são vendidas cervejas que sigam Reinheitsgebot (lei de pureza da cerveja) e que sejam produzida dentro da cidade de Munique, atualmente, as seguintes cervejarias:

  • Augustiner-Bräu
  • Hacker-Pschorr-Bräu
  • Löwenbräu
  • Paulaner
  • Spatenbräu
  • Staatliches Hofbräu-München

O estilo mais comum hoje em dia é o Festbier, uma lager alemã suave, clara com maltado moderado e leve carater de lúpulo, geralmente servido no clássico caneco de 1 litro (Maß ou Mass). Até 1990, era mais comum o consumo do estilo Märzen (ou Oktoberfestbier), uma versão mais escura da Festbier.

Dois Maß da cervejaria Hofbräu

Dois Maß da cervejaria Hofbräu

Agora que você já sabe mais sobre a Oktoberfest, não perca a promoção da Penz Bier! Durante todo o mês de outubro aqui na Penz Bier, na compra de Bavarian Burguer ou de Pretzels você paga somente a metade do valor nas cervejas da casa e também na Três Tigres da Babel! Das ist sehr gut!

Promoção válida de 01/10 a 31/10, de terça à quinta, das 17 às 20 horas.

Ein prosit!

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *