New England IPAs

New England IPAs

Preciso admitir que em um primeiro olhar, ela é estranha. Uma cerveja turva, praticamente opaca, com aparência de suco de fruta. Mas o estranhamento fica por ai.
No sabor e no aroma, uma carga enorme de lúpulo que lembra frutas tropicais e citricas como pêssego, melão, tangerina, toranja. É uma IPA turva com final suave e cremoso com amargor bem menor do que as IPAs comuns e muito mais suave.
De todos os estilos de Novas IPAs que surgiram, as New England IPAs (também conhecidas como NEIPAs ou Vermont IPA) definitivamente foram as que ofuscaram todas as outras.

Suco de caju ou Event Horizon?

A photo posted by Hocus Pocus (@cervejariahocuspocus) on

A turbidez da cerveja vem da quantidade de lúpulo usado no dry hopping (técnica de infusão de lúpulo pós fermentação para adicionar aroma e sabor), frequentemente com multiplas adições de lúpulos. Isso faz com que muito material fique suspenso na cerveja, causando a sua aparência turva (quase como um suco de fruta mesmo).
Por conta deste alto nível de lupulo usado no dry hopping a cerveja fica extremamente aromática sem que isso implique no amargor que, como mencionado anteriormente, é bem mais leve e suave do que a sua irmã mais velha.

Apesar desse estilo ter iniciado nos Estados Unidos, já temos várias cervejaria brasileiras que a produzem, com excelentes exemplares acessiveis ao público cervejeiro.

Então, não se enganem pela aparência, provem uma New England IPA e todo o seu potencial de sabor e aroma!

Imagem destacada é original do site http://www.themadfermentationist.com/2015/10/softer-juicier-and-uglier-apa.html

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *