Pumpkin Ale, uma cerveja sazonal de outubro

Pumpkin Ale, uma cerveja sazonal de outubro

Outubro é um mês especial para cervejas sazonais. Além das já aclamadas Oktoberfest também temos as cervejas de abóbora, ou Pumpkin Ales. Em 2015, as cervejas de abóbora ganharam uma categoria no BJCP, Autumn Seasonal Beer (ou cervejas sazonais de outubro, em livre tradução).

O objetivo dessa cerveja é ser equilibrada, com boa drinkability e que complemente o clima mais frio da estação, evocando as tradições americanas de outuno, como Halloween, Dia de Ação de Graças e os festivais de colheita. Alguns exemplares como as cervejas de de abóbora simulam muitos dos sabores das comidas tipicas da meda do Dia de Ação de Graças.

20110930_173049_homebrew_pumpkin

Alguns cervejeiros usam a própria abóbora para servir a cerveja

Aqui vale uma explicação: A tradição das cervejas com abóbora em outubro está relacionado principalmente ao fato de ser a época da colheita da fruta e do inicio do outuno no hemisfério norte, onde é mais tradicional. Com o clima mais frio, as cervejas mais condimentadas e menos leves se tornam mais atraentes.

A cerveja base pode variar, mas tipicamente é maltada e de coloração de âmbar a cobre com amargor moderado. Corpo e dulçor são frequentemente mais altos que a média. O teor alcoólico geralmente está no lado alto da média (acima de 5%) mas nunca é extremo. O aroma e sabor geralmente refletem os condimentos utilizados (canela, cravo, cardamomo, etc), açucares (mascavo, cristal) e a polpa da fruta utilizada (abóbora mais comumente).

Uma Pumpkin ale irá apresentar todos esses sabores e aromas de uma maneira que seja agradável de beber sem sabores extremos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *